sábado, 3 de outubro de 2009

Sociedade liqüida


Achei essa matéria em um blog alheio e resolvi compartilhar a mesma aqui. A mesma mostra o poder que a propaganda tem te nos levar ao consumismo, e o poder que esse tem de nos tornar praticamente mostros de nós mesmos. Como diria William Bereridge: "O fim material de toda a atividade humana é o consumo".

"Estado da matéria, intermédio entre o gasoso e o sólido, no qual as partículas constituintes se movem com facilidade e que, por isso, se caracteriza por ter volume próprio, mas não forma própria."


Essa é a definição de “líquido” no dicionário. Agora, peguemos esse conceito e apliquemos em nossa sociedade.


O que temos ?


A definição perfeita da sociedade contemporânea do século XXI. Uma “sociedade líqüida”.


Com o crescimento do sistema capitalista pelo mundo, criou-se também uma indústria cultural, que por sua vez manipula a sociedade, transformando-a em uma sociedade consumista, preocupada apenas com às últimas tendências, às últimas novidades e os últimos lançamentos, ou seja, uma sociedade focada apenas no agora, focada apenas no presente.


Essa manipulação faz com que essa sociedade se esqueça de suas tradições, tornando-se uma sociedade deformada, e que para se esconder, veste uma máscara.


Dessa forma podemos definir essa sociedade de várias formas:


- Sociedade Líqüida

- Sociedade Deformada

- Sociedade Mascarada


Essa indústria cultural, por meio do MARCKETING e da PUBLICIDADE, estuda e analisa essa deformidade para que possa criar produtos, e fazer com que esses produtos tornem-se essenciais para as pessoas.


Mas por que essa sociedade é manipulada tão facilmente ?


Após à revolução francesa, no final do século XVIII, a produção manufatureira perde espaço para à produção industrial, e é nesse momento que surge o conceito de alienação, que segundo Karl Marx é quando “o trabalho do homem se processa de modo a produzir coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem, indistintamente, em mercadorias”.


Sendo assim, por se tratar de uma sociedade alienada, o processo de manipulação ocorre de forma quase imperceptível.


E o resultado dessa manipulação é uma sociedade totalmente desligada de suas tradições, uma sociedade líqüida, por não ter forma, uma sociedade cega e hipócrita por aceitar pacificamente uma ideologia imposta por um sistema econômico( entende-se como ideologia um conjunto de idéias e imagens tidas como naturais, mas que na verdade foram elaboradas e propagadas pelas classes dominantes com o intuito de fazer com que as classes oprimidas aceitem sua condição de exploradas como sendo natural. Essa aceitação se dá por meio de um processo de repetição e fixação de uma determinada formação social, isto é, existem poderosos e desfavorecidos, no entanto, isso não é algo instaurado pelo homem na realidade social, mas sim algo natural, que sempre foi assim e sempre será), uma sociedade que perdeu seus mais preciosos valores éticos e morais.

Extraído de: http://apoesiaestanasruas.blogspot.com/2008/12/sociedade-lqida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário